Achei este assunto muito interessante, por isso fiz copy paste, com os referidos créditos. É necessário mudarmos atitudes para obter resultados diferentes.
"Quando as crianças chegam da escola, todos gostamos de fazer perguntas. As crianças não costumam ser específicas, por isso se quisermos informação específica temos de perguntar.
Para iniciar a conversa é preferível começar com perguntas abertas com factos concretos e evitar palavras emotivas como feliz e triste, pois perlongam a conversa.
Perguntas positivas permitiram à criança expressar as suas preocupações, perguntas negativas provavelmente irão cessar a conversa.
Faça perguntas sobre a sala de aula mas também sobre as horas menos estruturadas como o recreio e a hora do almoço, pois a vigilância é inferior e poderão ocorrer situação desagradáveis.
Este tipo de conversação com as crianças, para além de nos permitir fazer uma leitura geral das circunstâncias académicas e sociais em que a criança se insere, também ajuda a criança no desenvolvimento de competências como a conversação e a organização do discurso.
E não se esqueça: converse com o seu filho sobre a escola, não faça desse momento um “interrogatório”!"
Fonte:De Pernas para o Ar
Sem comentários:
Enviar um comentário